Hérnia de Disco

Hérnia de Disco é formada pelo deslocamento do disco intervertebral, que funciona como um “amortecedor” aos impactos e carga sustentada pela coluna, gerando uma compressão das estruturas neurais, como medula espinhal e nervos espinhais.

Essa condição pode proporcionar dor na região da coluna que pode irradiar para os membros inferiores, como pernas e glúteos, além da sensação de formigamentos (parestesias), perda de sensibilidade e perda de força.

O disco intervertebral funciona como “amortecedor” aos impactos e carga sustentada pela coluna. Ter alguma degeneração do disco intervertebral, não necessariamente significa ter dor na coluna ou irradiada para os membros inferiores, milhares de indivíduos tem alterações nos exames de imagem e são assintomáticos. No entanto, uma hérnia de disco pode sim gerar dor lombar quando a lesão for aguda ou um disco degenerado sofrer sobrecarga, causando inflamação. Além disso, a hérnia de disco também pode comprimir alguma raiz nervosa e causar dor irradiada para o membro inferior, a famosa dor ciática ou ciatalgia, e quando associada a dor lombar, chamada de lombociatalgia.

Esse problema na coluna, causa dor irradiada para o glúteo e membro inferior, podendo estar acompanhada de alteração da sensibilidade e diminuição da força em determinado grupo muscular.

Geralmente o tratamento é feito com uso de medicação específica, fisioterapia para controle da dor e posteriormente, fortalecimento e acupuntura. Na fase aguda, é recomendado evitar as posições que causam maior desconforto e carregar peso, principalmente com o tronco fletido. Recomenda-se a cirurgia na falha dos mesmos e a cirurgia imediata em casos raros como o de síndrome da cauda equina ou quando a perda de força de um determinado grupo muscular é tão importante que gera incapacidade para movimentação.